CURIOSIDADES SOBRE AS MAÇÃS:
- Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado.
- As mulheres grávidas podem diminuir o risco dos seus bebés terem asma, comendo uma maçã por dia.
- Começar as refeições com uma maçã facilita a digestão e prepara o estômago.
BOLO DE MAÇÃ COM CANELA E VINHO DO PORTO
Base
Ingredientes: 125g de farinha, 100 g açúcar, 90 g de margarina, 2 ovos, 1 colher de sobremesa de fermento em pó, maçã aos cubinhos mergulhada num pouco de Vinho do Porto.
Junta-se a margarina com o açúcar na batedeira e deixa-se misturar bem. Separa-se as gemas das claras. Junta-se as gemas na batedeira. Depois de bem misturado vai-se acrescentando a farinha com o fermento, pouco a pouco, ao creme. Depois escorre-se o Vinho do Porto das maçãs para uma frigideira (1) e junta-se os pedacinhos de maçã, escorridos, ao creme. À parte batem-se as claras com umas pedrinhas de sal. Quando estão em castelo, envolve-se com o creme já feito. Vai ao forno a 200º até ficar meio cozido.
Topo de Maçã (ou outros frutos secos ou frescos)
Ingredientes: 4 maçãs grandes (Starking ou Red ou Gala), 4 colheres de sopa de açúcar amarelo, 1 cálice de Vinho do Porto e 1 pitada de canela (opcional).
Corta-se as maçãs em fatias com meio centímetro de grossura +/-. Na frigideira (1), onde já foi colocado o Vinho do Porto escorrido, coloca-se o cálice de Vinho do Porto, o açúcar amarelo e a canela, juntamente com as maçãs cortadas. Deixa-se ficar bem cozinhado até o molho (do vinho e açúcar) desaparecer.
Quando se tira o bolo do forno a meio da cozedura, coloca-se as maçãs por cima e volta ao forno à mesma temperatura para acabar de cozer.
Atenção: quando a maçã começa a ficar douradinha eu costumo tapar com papel de alumínio para que o bolo coza por dentro e não queime por cima.