sexta-feira, 12 de maio de 2017

QUICHE DE FRANGO E LEGUMES

Embora actualmente a quiche seja um prato tradicional da culinária francesa, é originária da Alemanha. A palavra "quiche" vem do alemão "kuchen", que significa torta. Originalmente a quiche era uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos com bacon fumado. Somente depois foi acrescentado o queijo e hoje em dia pode ter todo o género de ingredientes. A quiche é normalmente servida quente como prato principal, mas também pode ser servida fria, em festas.
QUICHE DE FRANGO E LEGUMES INGREDIENTES 1 pack de Massa Quebrada
½ pack de queijo mozzarela fios

Para o recheio:

2 coxas e 2 peitos de frango cozidos e desfiados
½ limão para temperar o frango
1 latinha de milho

1 fatia grossa de fiambre cortada em cubinhos
¼ chouriço cozido e cortado em cubinhos
100g de espinafres picados congelados
1 cenoura grande cortada em cubinhos Órgãos, Sal, Alho em pó, piripiri Q.B.
Opcional: 1 latinha de Cogumelos

Para ligar o recheio: ½ pacote de natas de soja
1 colheres de sopa de molho rosa (whisky)
1 ovo inteiro PREPARAÇÃO Primeiro deve-se cozer o frango com o chouriço e meio limão espremido na água com sal.
Enquanto se deixa arrefecer, coze-se a cenoura e o milho (cogumelos - opcional). Desfia-se o frango e corta-se o chouriço em cubinhos. Numa frigideira funda anti-aderente, deixa-se derreter os cubinhos congelados de espinafres picados (sem acrescentar gordura) e depois juntam-se todos os outros ingredientes do recheio (foto 1).
Bate-se um ovo, junta-se ½ pacote de natas de soja e 1 colheres de sopa de molho rosa (whisky) e mistura-se muito bem (foto 2). Verte-se este molho para a frigideira dos ingredientes (rectificar de sal) e deixa-se cozinhar, mexendo sempre durante 5 minutos. Desliga-se o fogão e liga-se o forno a 180ºC.
Abre-se, na bancada, a massa quebrada (sem retirar o papel vegetal) e pica-se toda a superfície com um garfo (foto 3). Coloca-se a massa, com o papel vegetal por baixo, numa tarteira e envolve-se as paredes da tarteira+massa com papel de alumínio de modo a que, quando vai ao forno para dourar, as paredes da quiche não caiam para dentro (foto 4).
Depois da massa estar dourada (foto 5), retiram-se as folhas de alumínio e verte-se o recheio, ajeitando com um garfo, de forma a ficar bem espalhado pela tarteira.
Acrescenta-se queijo mozzarela por cima (foto 6) e vai de novo ao forno para derreter o queijo (foto 7).
Para retirar da tarteira, basta segurar bem nas pontas de papel vegetal e retirar com cuidado para um prato raso.




sexta-feira, 5 de maio de 2017

BISCOITO INTEGRAL DE SÉSAMO E MEL

"Biscoito" foi o termo usado para descrever o pão cozido, duro, que se podia guardar sem se estragar. A origem tem duas palavras francesas: "Bis" e " Coctus", significando "cozido duas vezes". A popularidade do "biscoito" aumentou, em meados do século XVII, quando na Europa se começou a adicionar chocolate, mel ou canela ao biscoito.
BISCOITO INTEGRAL DE SÉSAMO E MEL


Ingredientes:125g farinha trigo
125g farinha integral
70g frutose
125g manteiga vegetal
1 Ovo
1 Colher chá de canela
1 Colher chá de mel
2 Colher chá de sementes de sésamo
Avelãs

Preparação:Junta-se as farinhas com a frutose e adiciona-se a manteiga derretida e o ovo batido. Acrescenta-se uma pitada de sal fino, a canela e o mel e amassa-se até formar uma bola. Estende-se a massa até ter cerda de meio centímetro de altura com a ajuda de um rolo e cortam-se os biscoitos de tamanhos iguais. Põe-se uma avelã enterrada da massa e cobre-se com algumas sementes de sésamo.
Colocam-se num tabuleiro forrado com folha de silicone ou papel vegetal e vai a meio do forno a 190º (entre 8 e 10 minutos) até dourar!