terça-feira, 17 de agosto de 2010

TIRAMISU DE TOSCANA

Há muitas histórias e lendas sobre a origem do Tiramisu. Esta sobremesa teria sido criada no século XVII, em Siena, cidade da província Italiana de Toscana. A grafia correcta desta sobremesa é "te tira su" traduzido por " te levanta" ou "põe-te para cima" provavelmente associado ao efeito estimulante da cafeína que poderia realmente "levantar" os convidados. O mascarpone é um tipo de queijo cremoso, branco, ligeiramente ácido, da região da Lombardia, produzido de leite de vacas alimentadas com ração especial de ervas e flores. Esta receita é um “segredo” do meu moço! :)

TIRAMISU DE TOSCANA

Ingredientes
2 Chávenas de café
4 Colheres de sopa de Whisky
3 Gemas
3 Claras batidas em castelo
2 Colheres de sopa de açúcar
250 g de queijo mascarpone
1 pacote de palitos de Champagne (La Reine)
Chocolate em pó para polvilhar ou canela

Preparação
Tirar 2 cafés expresso, bem cheios.
Bater as gemas com o açúcar, na batedeira, até obter um creme claro e leve. Acrescente o queijo mascarpone e bater até homogeneizar. Acrescentar o Whisky e finalmente as claras. Envolver com delicadeza.
Mergulhar os biscoitos no café (já morno) e forre o fundo e as laterais de uma taça.
Verter o creme de mascarpone para a taça forrada de biscoitos.
Levar ao frigorífico pelo menos por 3 horas.
No momento de servir polvilhe com chocolate em pó ou canela.

Adaptações igualmente saborosas:
Experimentar Conhaque, ou Rum ou até Vinho do Porto para substituir o Whisky.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

MAÇÃ ASSADA COM MEL

O mel é o produto alimentício produzido pelas abelhas melíferas, a partir do néctar das flores e de secreções de certas plantas, que as abelhas recolhem, transformam, combinam com substâncias específicas próprias, armazenam e deixam amadurecer nos favos de uma colmeia. Estima-se que a produção mundial de mel é superior a 1.200.000 toneladas por ano, sendo a China o maior produtor, seguida da Argentina, México, Estados Unidos e Canadá.

Maça Assada com Mel

Ingredientes
Maçãs reinetas
Canela
Vinho do porto
Mel
Açúcar
Pedacinhos de Amêndoas

Preparação
Descaroçar as maçãs, guardar os caroços para a calda, e fazemos uns cortes ligeiros na casca (para a maçã não rebentar).Em seguida colocamos as maçãs num pirex, com canela dentro do orifício de cada maçã e colocamos o um pau de canela e os caroços das maçãs dentro do pirex. Depois enchemos o orifício das maçãs com açúcar, regamos as maçãs com vinho do porto / um pouco de mel / pedacinhos de amêndoas e voltamos a colocar um bocadinho de açúcar no rebordo do orifício. Se ainda não estiver vinho do porto suficiente no fundo, colocamos mais um pouco.E vai ao forno cerca de 20 minutos a 180º.

PÃO SALOIO RECHEADO

Uma famosa lenda conta que o primeiro queijo foi feito acidentalmente por um mercador árabe que, ao sair para cavalgar por uma região montanhosa, abaixo do sol escaldante, levou uma bolsa cheia de leite de cabra para matar a sede. Após um dia inteiro de galopes, o árabe, morto de sede, pegou seu cantil e deparou-se com uma grande surpresa, o leite tinha-se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado, o soro, e uma porção sólida, o queijo.

Pão Saloio Recheado

Ingredientes
1 pão alentejano de cabeça de tamanho médio
Recheio:
1 embalagem de queijo Mozarella
1 embalagem de mistura de queijos para pizzas
10 Pimentos padrão sem sementes
1 Farinheira
Natas de soja

Preparação
Cortar no pão uma tampa no topo, e com a ajuda de um garfo retirar todo o miolo do pão de modo a ficar oco e pronto a rechear.Reservar o pão já preparado, assim como todo o miolo retirado.Cozer a farinheira e desfazê-la depois de fria. Numa caçarola, em lume brando, junta-se à farinheira, os pimentos padrão sem sementes e o queijo. Se ficar muito denso acrescentar um pouco de natas. Uma vez bem misturados, recheia-se o pão.Coloca-se o mesmo num tabuleiro de ir ao forno, rodeado de todos os pedaços retirados anteriormente, pois servirão para comer o recheio.Colocar sobre um prato, distribuindo os pedaços de pão tostado por vários pratinhos. Poderá igualmente usar pequenas tostas.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

BACALHAU ESPECIAL COM NATAS

A pesca de bacalhau iniciou-se durante o reinado de D.João III, a frota de bacalhau, que era composta por 150 navios, saía no mês de Maio e regressava em Outubro. Desta forma a frota bacalhoeira nacional descarregava mais de três mil toneladas de peixe. O Homem recorreu à conserva, salga ou secagem ao sol, para garantir as suas necessidades nutricionais.

BACALHAU ESPECIAL COM NATAS

Ingredientes
4 postas de bacalhau médias
200g gambas cozidas descascadas
1 pacote de natas 200 ml (uso de soja)
1 pacote de polpa de tomate 200 ml
1 pac. de cogumelos frescos laminados
batatas fritas em cubinhos pequenos
Noz moscada (ralada na altura)

Preparação
Coze-se o bacalhau.
Depois de arrefecer, tira-se a pele e as espinhas e lasca-se.
Num tacho grande põe-se a cebola picada (muito miudinha) com um bocadinho de azeite. Refoga-se até a cebola ficar estalada. Junta-se o bacalhau às lascas e as gambas e refoga 2 a 3 minutos.
Junta-se o tomate e a noz moscada sempre ao lume.
Deitam-se as batatas já fritas e muito bem escorridas. Por último juntam-se as natas (convém juntar mais meio pacote de natas se as batatas forem muito absorventes). Envolve-se tudo, coloca-se num pirex de ir ao forno para gratinar com pão ralado ou queijo mozzarella.
Acompanha-se com salada.