sexta-feira, 16 de junho de 2017

GAMBAS DE VERÃO

O Verão aproxima-se e nada melhor que uns petisquinhos para o jantar! As gambas são muito pouco calóricas e fornecem essencialmente proteínas e vitaminas do grupo B, que previnem problemas cardiovasculares.

GAMBAS DE VERÃO
Ingredientes20 Gambas descascadas
300 gr. Cogumelos frescos laminados
Azeite, Alho laminado, Salsa, Limão, Orégãos, Sal q.b.
Paio em cubinhos
Canónigos e tomate cherry

Preparação
No Wok, pôr um fio de azeite e o alho laminado. Juntar os outros temperos (excepto o limão) e a seguir os cogumelos e deixar cozinhar com a tampa até os cogumelos estarem tenros mas ainda firmes. A seguir juntar as gambas e o paio. Tapar novamente e deixar cozinhar por mais uns 5 minutos.

Desligar o lume e juntar sumo de limão a gosto. Enfeitar o prato com uma salada de canónigos e tomatinhos cherry.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

QUICHE DE FRANGO E LEGUMES

Embora actualmente a quiche seja um prato tradicional da culinária francesa, é originária da Alemanha. A palavra "quiche" vem do alemão "kuchen", que significa torta. Originalmente a quiche era uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos com bacon fumado. Somente depois foi acrescentado o queijo e hoje em dia pode ter todo o género de ingredientes. A quiche é normalmente servida quente como prato principal, mas também pode ser servida fria, em festas.
QUICHE DE FRANGO E LEGUMES INGREDIENTES 1 pack de Massa Quebrada
½ pack de queijo mozzarela fios

Para o recheio:

2 coxas e 2 peitos de frango cozidos e desfiados
½ limão para temperar o frango
1 latinha de milho

1 fatia grossa de fiambre cortada em cubinhos
¼ chouriço cozido e cortado em cubinhos
100g de espinafres picados congelados
1 cenoura grande cortada em cubinhos Órgãos, Sal, Alho em pó, piripiri Q.B.
Opcional: 1 latinha de Cogumelos

Para ligar o recheio: ½ pacote de natas de soja
1 colheres de sopa de molho rosa (whisky)
1 ovo inteiro PREPARAÇÃO Primeiro deve-se cozer o frango com o chouriço e meio limão espremido na água com sal.
Enquanto se deixa arrefecer, coze-se a cenoura e o milho (cogumelos - opcional). Desfia-se o frango e corta-se o chouriço em cubinhos. Numa frigideira funda anti-aderente, deixa-se derreter os cubinhos congelados de espinafres picados (sem acrescentar gordura) e depois juntam-se todos os outros ingredientes do recheio (foto 1).
Bate-se um ovo, junta-se ½ pacote de natas de soja e 1 colheres de sopa de molho rosa (whisky) e mistura-se muito bem (foto 2). Verte-se este molho para a frigideira dos ingredientes (rectificar de sal) e deixa-se cozinhar, mexendo sempre durante 5 minutos. Desliga-se o fogão e liga-se o forno a 180ºC.
Abre-se, na bancada, a massa quebrada (sem retirar o papel vegetal) e pica-se toda a superfície com um garfo (foto 3). Coloca-se a massa, com o papel vegetal por baixo, numa tarteira e envolve-se as paredes da tarteira+massa com papel de alumínio de modo a que, quando vai ao forno para dourar, as paredes da quiche não caiam para dentro (foto 4).
Depois da massa estar dourada (foto 5), retiram-se as folhas de alumínio e verte-se o recheio, ajeitando com um garfo, de forma a ficar bem espalhado pela tarteira.
Acrescenta-se queijo mozzarela por cima (foto 6) e vai de novo ao forno para derreter o queijo (foto 7).
Para retirar da tarteira, basta segurar bem nas pontas de papel vegetal e retirar com cuidado para um prato raso.




sexta-feira, 5 de maio de 2017

BISCOITO INTEGRAL DE SÉSAMO E MEL

"Biscoito" foi o termo usado para descrever o pão cozido, duro, que se podia guardar sem se estragar. A origem tem duas palavras francesas: "Bis" e " Coctus", significando "cozido duas vezes". A popularidade do "biscoito" aumentou, em meados do século XVII, quando na Europa se começou a adicionar chocolate, mel ou canela ao biscoito.
BISCOITO INTEGRAL DE SÉSAMO E MEL


Ingredientes:125g farinha trigo
125g farinha integral
70g frutose
125g manteiga vegetal
1 Ovo
1 Colher chá de canela
1 Colher chá de mel
2 Colher chá de sementes de sésamo
Avelãs

Preparação:Junta-se as farinhas com a frutose e adiciona-se a manteiga derretida e o ovo batido. Acrescenta-se uma pitada de sal fino, a canela e o mel e amassa-se até formar uma bola. Estende-se a massa até ter cerda de meio centímetro de altura com a ajuda de um rolo e cortam-se os biscoitos de tamanhos iguais. Põe-se uma avelã enterrada da massa e cobre-se com algumas sementes de sésamo.
Colocam-se num tabuleiro forrado com folha de silicone ou papel vegetal e vai a meio do forno a 190º (entre 8 e 10 minutos) até dourar!