terça-feira, 12 de julho de 2011

PEITINHOS DE FRANGO RECHEADOS COM ESPINAFRES, REQUEIJÃO, MEL E NOZES

... combinação perfeita entre o salgado e doce...

PEITINHOS DE FRANGO RECHEADOS COM ESPINAFRES, REQUEIJÃO, MEL E NOZES

Ingredientes
4 peitinhos de frango temperados com limão e sal (comprei no Continente e são o ideal)
½ requeijão de Seia
100g de espinafres congelados (há uns espinafres já salteados com alho no Continente)

1 colher de café de alho em pó
1 colher de sopa de Mel
2 colher de sopa de nozes picadas
Limão às rodelas
1 cálice de vinho branco e 1 cálice de água

Preparação
Numa frigideira anti-aderente, deixar saltear os espinafres com 1 colher de café de alho em pó. Quando estiver bem cozinhado, tirar do lume. Esfarelar ½ requeijão de Seia, acrescentar o mel e as nozes e envolver muito bem até obter um recheio homogéneo.
Abrir os peitos de frango ao meio, mas não cortar de um lado a outro. A ideia é ficar aberto de um lado de forma a poder rechear e fechar com uns palitinhos.
Depois de recheados e fechados com os palitos, dispor os peitinhos em cima de rodelas de limão num pirex e regar com o vinho e a água. Tapa-se com papel de alumínio e coloca-se no forno a 180º por 30 minutos. Depois retira-se o alumínio e deixa-se alourar mais 10 minutos no forno.




segunda-feira, 20 de junho de 2011

BATATINHA SALTEADA

Sobraram batatas cozidas de outra refeição? Não se sabe bem o que fazer com elas?
Então aqui vai uma sugestão:



BATATINHA SALTEADA



Cortar as batatas aos pedaços. Numa frigideira de rebordo alto colocar um fio de azeite, alho picadinho e orégãos. Depois de deixar alourar o alho colocar as batatas na frigideira e envolver no azeite com uma espátula, de forma a manter os pedaços inteiros. Mexer de vez em quando para que todos os pedaços fiquem douradinhos.
Excelente acompanhamento!


BROWNIE FOFO DE CHOCOLATE EM 6 MINUTOS

Dizem que o brownie surgiu porque um cozinheiro se esqueceu de pôr fermento num bolo de chocolate, e para que se conseguisse comer, acabou por cortá-lo em quadrados pequenos.
Esta receita é genial pela rapidez de confecção!

BROWNIE FOFO DE CHOCOLATE EM 6 MINUTOS

Ingredientes:
2 ovos
80g de manteiga magra derretida
80g de farinha
80g de açúcar
80g de chocolate em pó (tipo Nesquik)
1/2 colher de café (rasa) de fermento em pó


Preparação:
Mistura-se o açúcar, com a farinha, o fermento e o chocolate. Envolve-se.
Misturam-se os ovos e bate-se tudo muito bem, com um garfo.
De seguida junta-se a manteiga derretida (1 min. no microondas) e envolve-se tudo até ficar uma massa homogénea.
Depois vai ao microondas numa forma que permita rodar dentro do microondas.
Para uma consistência de bolo-mousse, colocar 4 minutos no microondas / para um bolo tipo brownie colocar 6 minutos, na potência anterior à máxima (depende dos microondas).





sexta-feira, 10 de junho de 2011

SOBREMESA DE PÊRA ABACATE

O abacate é o fruto comestível do abacateiro, uma árvore nativa do México ou da América do Sul. São conhecidas mais de 500 variedades. O abacate era amplamente cultivado antes da conquista espanhola, mas só mereceu a atenção dos horticultores no século XIX. O nome nahuatl (asteca) do fruto é ahuacatl (o qual significa testículo - analogia com a sua forma), que originou, em espanhol, a palavra aguacate. A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, que envolve a grande semente. É rica em açúcares e vitaminas e possui um dos mais elevados teores de proteínas dentre as frutas. É consumido isoladamente ou em saladas temperadas com molhos, como no guacamole, prato da culinária mexicana, ou como sobremesa.


SOBREMESA DE PÊRA ABACATE

Tirar a polpa de duas peras abacate bem maduras e reduzir a pasta com a ajuda de um garfo


Receita 1: Pêra Abacate com Vinho do Porto e canela
Juntar duas colheres de sopa de Vinho do Porto, duas colheres de sopa de açúcar e uma colher de chá de canela. Misturar bem. Acrescentar mais Vinho do Porto e canela a gosto.


Receita 2: Pêra Abacate com limão e açúcar
Juntar sumo de um limão pequeno e duas colheres de sopa de açúcar. Misturar bem. Acrescentar mais açúcar e limão a gosto.


terça-feira, 17 de maio de 2011

FRANGO DE FRICASSÉ

Fricassé vem de origem remota, talvez do latim frigicare (fritar) mas pode ser comprovada. Fricassé é um guisado de carne, cortado em pedaços e cozidos em molho de ovos e limão.



FRANGO DE FRICASSÉ


Ingredientes:
1 Frango em pedaços
1 Cebola grande picada
1 Dente de alho picado
2 Ovos
Azeite
Sal, salsa e sumo de limão qb
Preparação:
Retiram-se as peles do frango e tempera-se com sal, louro, alho e limão, no dia anterior. Deita-se o azeite num tacho, junta-se a cebola picada e o alho, deixa-se refogar em lume brando. Vai-se mexendo até alourar. De seguida juntam-se os pedaços de frango e cobre-se o frango com água, tempera-se com sal, tapa-se e deixa-se estufar em lume brando até o frango ficar tenro. Depois retira-se do lume, retira-se o frango e tritura-se o molho de cebola. Num recipiente batem-se os dois ovos com um limão inteiro espremido e junta-se também a salsa fresca picada. Junta-se este preparado ao molho. Volta ao lume e vai-se mexendo sempre, até levantar fervura. Junta-se o frango reservado para ganhar o sabor do molho.




domingo, 27 de março de 2011

FOLHADINHOS DE FRANGO E MILHO

Existem muitas teorias sobre a origem da massa folhada: a mais famosa é que foi uma criação do pintor Claude Gellée, no século XVII, que também era amante de gastronomia. Outros especialistas em culinária garantem que é mais antiga e surgiu no século XIV. Mas o que importa mesmo é que ela existe e com ela foram criadas incontáveis receitas divinas e delicadas.

FOLHADINHOS DE FRANGO E MILHO

Para o recheio

  • Frango estufado
  • Chouriço
  • Milho

(Triturar tudo na picadora até ficar homogéneo)

Para os folhados

  • Massa folhada redonda cortada em 8

Rechear conforme fotografia e colocar uma fatia estreita de queijo por cima.

Enrolar como croissant e pincelar o topo com um pouco de água.

Levar ao forno pré aquecido a 200ºC durante cerca de 15 minutos (evitar abrir o forno durante os primeiros 10 minutos)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ARROZ DOCE NA MÁQUINA DO PÃO

A farinha Custarda é uma preparação que contem amido de milho, aromatizado com baunilha. Este é o segredo daqueles pudinzinhos maravilhosos do pacotinho azul (Mandarim) presentes nas despensas da nossa infância. Um recurso prático, para se conseguir um creme amarelinho com a espessura desejada.

ARROZ DOCE NA MÁQUINA DO PÃO

Ingredientes:

1,2 l de leite gordo
150g de açúcar
150g de arroz
1 Pau de canela e cascas de limão
1 Gema de ovo e 2 colheres chá de Custarda


Preparação:
Misturar numa tigela a gema e a farinha Custarda. Inserir primeiro o leite, o arroz, o pau de canela, cascas de limão e o açúcar na cuba. Adicionar a mistura de ovo e Custarda. Seleccionar o programa "Compotas".
No fim de cozer (1h20 na minha MFP) Retirar as cascas de limão e misturar bem. Deitar num pirex, deixar arrefecer e enfeitar com canela em pó.


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ROTI “ORIENTAL”

Estamos todos cientes de que o ritmo e as exigências da vida nas sociedades modernas actuais, têm tido consequências ao nível da alimentação. Reduz-se o tempo para a confecção, opta-se muitas vezes pelas soluções de pré-preparados. Há uma gama interminável de “Cozinha fácil” no Continente…este tipo de opções são muito apelativas pois quem cozinha sou eu...

ROTI “ORIENTAL”

INGREDIENTES:
1 Roti "Cozinha Fácil" com receio de legumes ou frutas ou fiambre e queijo...
Cebola às rodelas
1 colher de chá de alho em pó
3 colheres de sopa de massa de pimentão
louro q.b.

1 pitada de sal
1 copo grande de vinho verde branco

PREPARAÇÃO:
Coloca-se o rolo num tabuleiro de forno em cama de cebola picadinha.
À parte prepara-se o tempero: uma colher de chá de alho em pó, 3 colheres de sopa de massa de pimentão, louro (com as folhas cortadas em pedacinhos), uma pitada de sal e um copo grande de vinho verde branco. Rega-se o rolo com este preparado. Acrescentam-se as batatinhas para assar e os cogumelos, em volta do rolo. Tapa-se o tabuleiro.
Liga-se o forno a 220º e deixa-se cozinhar cerca de 30 minutos, depois reduz-se a temperatura para 180º mais 30 minutos. A meio deste tempo, regar o rolo com o molho. Antes de deligar, manter o rolo destapado cerca de 10 minutos para alourar as batatinhas.