terça-feira, 26 de janeiro de 2010

PIZZA PERFECTA

Os antigos egípcios tinham o costume de celebrar aniversário do Faraó com um pão plano coberto com ervas, e um historiador Grego descreveu receitas de Babilónia, muitas parecidas à massa de pizza contemporânea. A palavra pizza pode ser uma derivação da palavra em latim “picea”, que os Romanos utilizavam para descrever o pão escurecido no forno. A pizza tomou o formato que nos é familiar na pré-renascença de Nápoles, uma grande cidade na Itália central. Os camponeses pobres utilizavam os seus limitados ingredientes (farinha de trigo, azeite, banha, queijo e ervas naturais) para fazer um condimentado pão plano adornado com queijo.

PIZZA PERFECTA



(Massa feita na Máquina do Pão)
Programa Massa

Ingredientes:

1 chávena (de chá) de água morna
1 colher (de chá) de alho em pó
2 colher (de chá) de queijo ralado
2 colher (de sopa) de azeite
1 colher (de chá) de sal
1 colher (de sopa) de açúcar
3 chávenas de farinha de trigo
2 colher (de chá) de fermento em pó (sem tocar no sal)

Preparação:

Colocar todos os ingredientes por esta ordem na cuba da máquina e ligar no ciclo "massa".
Misturar o alho aos líquidos, para que não atrapalhe a levedação.
Cuidado para não deixar o fermento entrar em contacto com o sal.
Quando o ciclo terminar, retirar a massa e estender na bancada, polvilhada de farinha.

(para fazer esta massa à mão, é necessário fazer um montinho com a farinha+fermento na bancada e abrir um buraco no meio, para colocar aí, os outros ingredientes, misturados na água. Amassar durante algum tempo até obter uma bola de massa homogénea. Deixar levedar, dentro de um recipiente de loiça com um pano por cima, para manter a temperatura)… ou então comprar a base já feita!

Pincelar com azeite, picar a massa com um garfo e deixe descansar cerca de 20 minutos (Foto 1). Levar a massa ao forno pré-aquecido a 220° por uns 10 minutos, até dourar levemente (Foto 2).Tirar do forno e deixar arrefecer um pouco. Cobrir com uma fina camada de mistura de molho Barbecue +molho Whisky (Foto 3) e por cima colocar frango desfiado, chouriço e bacon aos pedacinhos, cogumelos, milho, pimento padrão salteado e cortadinho (sem sementes) (Foto 4) e por fim queijo em fios (Foto 5). Levar de novo ao forno até o queijo derreter e dourar (Foto 6).

1 comentário:

  1. Está um mast.
    hesito... ... com um bom tintinho ao almoço ou com uma cervejola ao lanchinho.

    ResponderEliminar