terça-feira, 19 de outubro de 2010

OTTO KIVRIM BAKLAVA

A baklava surge em diversas tradições culinárias dos países otomanos, árabe e iraniano. Trata-se de um tipo de folhado feito com massa filo, pedaços de nozes e mel. Quanto às suas origens, bem… são diversas as etnias que defendem ser responsáveis pela sua criação mas, o mais provável é a baklava ter nascido na Ásia Central, tendo depois sido aperfeiçoada nas magníficas cozinhas do palácio Topkapi, em Istambul. Consta que o Sultão do Palácio costumava presentear a sua guarda com travessas de baklava, no 15º dia do Ramadão.

OTTO KIVRIM BAKLAVA

Algumas dicas sobre os ingredientes, antes de começar:
A manteiga utilizada é sem sal
400 gr. massa filo fresca
Triturado de pistacho e/ou nozes (cerca de 300g para 400g de massa filo) com uma colher de sopa de mel e uma colher de sobremesa de canela, bem misturado
Um espeto (dos que usamos nas espetadas) para rolar a kivrim baklava (ver imagem abaixo)

Preparação
Derreter a manteiga, e mantê-la próximo do quente, para ajudar a amolecer a massa filo.
Pincelar, com pouca manteiga derretida (com o auxilio de um pincel de cozinha), uma folha de massa filo. Distribuir uniformemente o recheio de nozes/pistáchio picados com mel e canela.
Enrolar, cuidadosamente, a folha de massa filo com o recheio em torno do espeto. Pressionar de ambos os lados do rolo, remover o rolo para o prato de pirex ou silicone.
Repetir o processo até o prato estar preenchido com rolos de baklava.
Pincelar com pouca manteiga por cima dos rolos e cozer cerca de 25 minutos a 200ºC em forno pré-aquecido.

Para a Calda
2 chávenas de chá de água
1,5 chávenas de chá de açúcar
0,5 chávenas de chá de mel
1 colher de sopa de canela
5 cravinhos
4 gotas de sumo de limão

Ferver o açúcar com a água até engrossar levemente (ponto pérola). Adicionar 4 gotas de sumo de limão, a canela e os 5 cravinhos, dar mais uma fervura rápida.

Assim que se retirar a baklava do forno, verter a calda quente por cima até ter cerca de 0,5 a 1 centímetro de calda na parte inferior do prato.
Deixar descansar pelo menos 30 minutos.
Polvilhar com mais nozes/pistáchios picados antes de servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário