quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

STRUDEL DE MAÇÃ REINETA

O Strudel ganhou popularidade no século XVIII e é mais frequentemente associado à cozinha austríaca, mas também é um doce tradicional em toda a região anteriormente pertencente ao império Austro-Húngaro.A mais velha receita de Strudel data de 1696, uma receita manuscrita na Biblioteca da Cidade de Viena, Wiener Stadtbibliothek. A massa tem sua origem no Império Bizantino e o mais provável é ter entrado na cozinha austríaca através da Croácia e da Bósnia.
STRUDEL DE MAÇÃ REINETA
Ingredientes 6 maçãs reineta pequenas
1 rolo de massa folhada rectangular (Lidl)
1 colher de chá de canela em pó
6 colheres de sopa de açúcar amarelo
50 gr de nozes ou avelãs ou amêndoas
1/2 colher de café de noz-moscada
2 colheres de sopa de vinho do Porto Tawny
Preparação Descascar as maçãs, e cortar em fatias grossas para dentro de um wok. Juntar o açúcar, a noz-moscada e a canela e mexer bem para que fique tudo bem envolvido. Deixar cozinhar tapado em lume brando. Quando as maçãs já estiverem macias, destapar e adicionar o Vinho do Porto. Deixar em lume brando, mexendo de vez em quando até evaporar ao máximo. Estender o rolo de massa folhada com o papel vegetal por baixo (pois vai dar jeito para virar o rolo no final) e dispor o creme de maçã (já frio) numa faixa central ao longo do rectângulo da massa, deixando cerca de 4 dedos de massa sem creme nas pontas. Espalhar nozes ou avelãs ou outros frutos secos a gostos por cima do creme. Dobrar a massa das laterais de forma a tapar o creme e depois dobrar as pontas para dentro. Ter o cuidado de não fazer nenhum furo na massa. Colocar num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal ou base de silicone, com a zona de união da massa voltada para baixo. Pincelar a superfície do Strudel com um pouco de água fria. Leve ao forno pré aquecido a 180º C, durante 40 a 45 minutos. Deixar arrefecer no tabuleiro, transferir depois para um prato de torta, e polvilhar com açúcar em pó, por exemplo.Sugestão: comer morno ou frio; pode também acompanhar com uma bola de gelado de nata ou baunilha.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

LOMBINHOS DE SALMÃO COM LIMÃO NO FORNO

O salmão é um peixe delicioso e além de excelente fonte de proteína, o salmão é muito rico em ácidos gordos polinsaturado ómega 3. De acordo com diversos estudos científicos, comer salmão de duas a três vezes por semana garante benefícios para a saúde tais como: combate triglicéridos, fortalece o sistema imunitário e possui propriedades anti-inflamatórias. Outra função importante do ómega 3 é aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e diminuir os de LDL (colesterol mau) no sangue.
LOMBINHOS DE SALMÃO COM LIMÃO NO FORNO

Ingredientes1 Embalagem de Lombinhos de Salmão
100gr de Camarões descascados

3 Limões médios
Alho, Sal e
Salsa picada q.b.
100ml vinho branco
50ml água




Preparação
Cortar 1 limão e meio em rodelas finas. Num tabuleiro de forno, forrar o fundo com as rodelas de limão.

Colocar os lombinhos de salmão em cima das rodelas, regar com o vinho+água e temperar com o sal, alho e salsa, por cima.
Acrescentar, nos espaços sem lombinhos, os camarões descascados.
Tapar completamente o tabuleiro, com papel de alumínio.
Levar ao forno a 180ºC durante 15 minutos.
Acompanhar com as BATATAS A MURRO NO MICROONDAS (ver receita Julho 2010)

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

BOLO DE MAÇÃ COM CANELA E VINHO DO PORTO

Mais de 80% da composição das maçãs, são água, ou seja, o seu valor calórico é muito baixo. Uma maça tem em média 60 calorias, sendo rica em fibras, vitaminas e minerais e pobre em gorduras. É importante ser ingerida com a casca.

CURIOSIDADES SOBRE AS MAÇÃS:

  • Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado.
  • As mulheres grávidas podem diminuir o risco dos seus bebés terem asma, comendo uma maçã por dia.
  • Começar as refeições com uma maçã facilita a digestão e prepara o estômago.

BOLO DE MAÇÃ COM CANELA E VINHO DO PORTO

Base
Ingredientes: 125g de farinha, 100 g açúcar, 90 g de margarina, 2 ovos, 1 colher de sobremesa de fermento em pó, maçã aos cubinhos mergulhada num pouco de Vinho do Porto.

Junta-se a margarina com o açúcar na batedeira e deixa-se misturar bem. Separa-se as gemas das claras. Junta-se as gemas na batedeira. Depois de bem misturado vai-se acrescentando a farinha com o fermento, pouco a pouco, ao creme. Depois escorre-se o Vinho do Porto das maçãs para uma frigideira (1) e junta-se os pedacinhos de maçã, escorridos, ao creme. À parte batem-se as claras com umas pedrinhas de sal. Quando estão em castelo, envolve-se com o creme já feito. Vai ao forno a 200º até ficar meio cozido.

Topo de Maçã (ou outros frutos secos ou frescos)
Ingredientes: 4 maçãs grandes (Starking ou Red ou Gala), 4 colheres de sopa de açúcar amarelo, 1 cálice de Vinho do Porto e 1 pitada de canela (opcional).

Corta-se as maçãs em fatias com meio centímetro de grossura +/-. Na frigideira (1), onde já foi colocado o Vinho do Porto escorrido, coloca-se o cálice de Vinho do Porto, o açúcar amarelo e a canela, juntamente com as maçãs cortadas. Deixa-se ficar bem cozinhado até o molho (do vinho e açúcar) desaparecer.

Quando se tira o bolo do forno a meio da cozedura, coloca-se as maçãs por cima e volta ao forno à mesma temperatura para acabar de cozer.
Atenção: quando a maçã começa a ficar douradinha eu costumo tapar com papel de alumínio para que o bolo coza por dentro e não queime por cima.