domingo, 27 de dezembro de 2009

VOL AU VENT DE CHÈVRE COM MEL E NOZES

Antonin Carême, afamado chef do séc. XIX, um homem que sempre se vangloriou da sua profissão como cozinheiro, foi o inventor da massa folhada recheada, baptizada como vol-au-vent.
A leveza da massa feita no forno tomou a proporção de uma pequena torre. Ao abrir o forno, exclamou "Elle vole au vent" (Elas voam ao vento) e aplicou este nome à nova receita.

Esta receita é um excelente aperitivo gourmet para uma festa de família ou para um jantar de amigos.

É da autoria do meu Moço, que depois de a provar num restaurante, reproduziu-a deliciosamente!! Parabéns Moço!


vol au vent DE CHÈVRE COM MEL E NOZES


Ingredientes

2 caixas de vol-au-vent pré feitos (à venda nos Hipers junto aos artigos de festas)

1 rolo de queijo chèvre (cabra)

1 caixinha de queijo creme de cabra

nozes e mel Q.b.


Preparação

Retirar a casca ao rolo de queijo de cabra, cortar em pedaços e aquecer no microondas até atingir uma consistência tipo creme. A casca do queijo não deve ser utilizada nesta receita.

Numa taça, misturar bem os dois queijos com as nozes partidas em pedacinhos.

Rechear os vol-au-vent com a preparação de queijo com nozes e levar ao forno pré-aquecido a 160º durante cerca de 10 minutos.

Retirar do forno e pincelar com mel a gosto.

Servir morno.


PS: Originalmente, esta receita é feita com vol-au-vent com tampa e um diâmetro de cerca de 10cm que se tornam demasiado grandes, mesmo para os mais gulosos. Assim, optei por utilizar uns mais pequenos (que não têm tampa) como na fotografia.



MERENGADO CREMOSO

A origem do leite condensado é incerta, mas na Argentina afirma-se que teria sido inventado por Juan Manuel de Rosas, um político argentino do século XIX. Ele estava a preparar um pouco de leite quente com açúcar numa tarde de Inverno, quando alguém bateu à porta. Juan esqueceu-se da panela ao lume, dando origem ao doce de leite, posteriormente o leite condensado.

Esta receita rápida e deliciosa foi-me dada pela mãe de duas gulosas... Obrigada Sónia!

E tive a ajuda da Drops na confecção... (Nunca a Drops pensou ficar 20 minutos a mexer o creme! Hehehe)


Merengado Cremoso


Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 l leite
3 ovos (gemas separadas das claras)
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de farinha maizena
Caramelo liquido

Preparação:
Para que a maizena fique sem grumos, pode juntar-se aos poucos, num copo, duas colheres de sopa de leite e mistura-se bem.

Vai-se acrescentando mais um pouco de leite até a maizena ficar bem dissolvida. Misturam-se as gemas com a maizena dissolvida, na batedeira, depois adiciona-se o leite condensado pouco a pouco e por fim o restante leite.
Vai engrossar 20 minutos em lume brando sempre a mexer para não criar grumos.
Põe-se o caramelo no fundo de um pirex e deita-se por cima este preparado.

Pode acrescentar-se um pouco de canela por cima.
Deixa-se arrefecer e por cima põe-se as claras previamente batidas em castelo com o açúcar, com a ajuda de uma espátula para ficar bem distribuído.
Vai ao forno a alourar. Deixa-se arrefecer e coloca-se no frigorífico para ganhar mais consistência.


CANNELLONI PISCIS

A origem do cannelloni vem do termo cano ou canudo. Receita proveniente da Itália há mais de dois mil anos. Nessa época, existia já o laganum, que deu origem à maravilhosa lasanha. O cannelloni foi inspirado na passagem das águas nos aquedutos romanos.

CANNELLONI PISCIS

Ingredientes

1 pacote de canelones milanesa
1 latinha de milho

1 lata de cogumelos
1 latinha de atum
6 filetes pré cozidos em leite
100g
de espinafres picados
10 camarões grandes cozidos e descascado
s
Meio pacote de natas de soja e 2 colheres de sopa de molho de soja
500ml de bechamel
Ore
ãos, Sal, Alho em pó, piripiri Q.B.


Preparação

Num wok colocar o espinafre a descongelar em lume brando. Depois de descongelado, juntar o alho em pó e o orégão. Logo a seguir juntar o atum, milho, os cogumelos cortadinhos e
as gambas também cortadas em pedacinhos. Envolver bem. Desfiar os filetes e juntar no wok. Num copo, à parte, colocar piripiri com o molho de soja e juntar aos poucos as natas de soja até obter um molho acastanhado. Deitar este molho no wok envolvendo bem. Temperar de sal (usei sal fino).
Deitar o molho bechamel numa caçarola e acrescentar meio limão e uma chávena (de café) de leite. Mexer bem em lume brando uns 5 minutinhos. (Estes canelones que não necessitam de pré cozedura, precisam de um molho mais liquido pois quando vão ao f
orno absorvem mais água para ficarem macios) Num pirex de forno, deitar um pouco de molho bechamel e espalhar com uma espátula (para os canelones não colarem ao fundo) Rechear os canelones com uma colher (eu costumo usar uma daquelas colheres de galão pois o cabo é util para empurrar o recheio para o interior do canelone!)

Colocar no pirex em filinha e depois de estarem todos recheados, deitar o molho bechamel por cima tendo o cuidado de cobrir todos os canelones. (nestas fotos recheei uns 20 canelones num tabuleiro de forno, baixo e largo, para não ter de por uns em cima dos outros). Por fim, queijo em fios por cima (não muito por causa do colesterol hehehe...) e colocar uma folha de alumínio por cima. Vai ao forno 45 minutos a 160º. Não esquecer de tirar a folha de alumínio ao fim de 35 minutos para gratinar um pouco.

sábado, 26 de dezembro de 2009

MOUSSE DE MANGA NO MICROONDAS

A França é a mãe das mousses, de consistência quase mágica e sabor a nuvens. Existem muitas teorias e histórias da origem da palavra mousse. Uma das mais interessantes conta que na Roma antiga, existia uma mistura de mel com vinho chamada de muslum. Com as modificações do latim, a palavra transformou-se em mulsa. Em francês, a palavra transformou-se em mousse e, por volta do século 19, foi o nome dado a um doce. Mousse significa algo leve e espumoso, porém com textura estável.

MOUSSE DE MANGA NO MICROONDAS



INGREDIENTES
Para 4 pessoas
4 folhas de gelatina

1 lata de leite condensado

4 ovos

1 lata pequena de polpa de manga

PREPARAÇÃO
Ponha as folhas de gelatina de molho em água fria. Misture bem o leite condensado com as gemas e leve ao micro ondas durante 4 minutos na potência máxima, MEXENDO BEM (A MEIO DO TEMPO) com uma vara de arames ou um garfo. Adicione a gelatina escorrida, mexa bem até dissolver e depois junte a polpa. Bata as claras em castelo bem firme e envolva-as suavemente no creme preparado. Deite numa taça ou distribua por tacinhas e leve ao frigorífico.



sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

FRANGO ESCONDIDO COM AMÊNDOAS

O frango é a ave mais consumida e com maior valor gastronómico. De carne magra, rico em paladar, nutritivo, de fácil digestão e rico em vitaminas, o frango é um alimento extremamente saudável.

Esta é a primeira receita deste blog que não é da minha autoria... é da minha Mãe.... mas ela também é boa moça como eu e não se importa de partilhar.

Mãe, se me estás a ler: "És a minha estrelinha de inspiração! Um dia hei-de cozinhar tão bem como tu!"


FRANGO ESCONDIDO COM AMÊNDOAS


Ingredientes:
- frango (s)
- chouriço magro
- bacon magro
- massa de pimentão (ou tomate)
- farinha maizena expres - 1 colher de chá (1 frango / 1 colher de sopa (2 frangos)
- amêndoas torradas (podem-se descascar e torrar no forno)
- puré de batata
- gemas
- sal e outros temperos, a gosto

Confecção
Na véspera
Coze-se o frango, cortado aos pedaços, sem peles e com sal e deixa-se arrefecer. Retira-se a gordura que entretanto solidificou, retira-se o frango e guarda-se a água. Tiram-se os ossos e alguma s peles que ficaram e “desfia-se" o frango em bocados (médios)

No dia seguinte
Faz-se um refogado leve , com azeite (só até a cebola ficar com aspecto transparente) e acrescenta-se água de cozer o frango (pouco a pouco). Junta-se o chouriço às rodelas, previamente cozido em água (para tirar a gordura). Junta-se também o bacon em tiras (meio cm de espessura) e a massa de pimentão. Deixa-se cozinhar um pouco... acrescenta-se o frango guardado e as amêndoas torradas. Envolve-se tudo e rectificam-se os temperos.
Coloca-se num pirex de ir ao forno o puré de batata depois o recheio do frango (se tiver muito molho, côa-se um pouco) e cobre-se com o resto do puré de batata. Pincela-se com as gemas batidas e colocam-se algumas amêndoas por torrar, a enfeitar, a gosto.
Vai ao forno a gratinar... Hummmm.... até já me está a dar a fome! ;o)

LASANHA DE SOJA

A soja é um ingrediente que melhora a qualidade de vida.
Trata-se de um alimento rico em proteínas (de origem vegetal), vitaminas e em sais minerais de fácil digestão. Devido à sua composição, a soja tem efeitos terapêuticos como: regularização do ciclo menstrual, alívio dos sintomas da menopausa, diminuição do risco de cancro da mama e da próstata, do risco de enfarte do miocárdio, dos níveis de colesterol e da excreção urinária de cálcio. Mas nunca deve ser consumida crua. É um excelente substituto da carne nesta lasanha deliciosa!

LASANHA DE SOJA

Para 4 pessoas

200 g de granulado de soja
1 Farinheira
1 embalagem de 500ml de Bechamel preparado9 placas de lasanha verde ou normalsal Azeite
2 dentes de alho½ pacote de Espinafres em folha
1 Courgette fatiada fina1 embalagem de cogumelos frescos (ou uma lata de cogumelos) salteados ½ pacote de natas de soja noz moscada, molho piripiri e orégãos200 g de queijo mozzarella em fios


PREPARAÇÃO
Cubra o granulado de soja com a água de cozer a farinheira e deixe hidratar. Coza as placas de lasanha em água abundante temperada com sal e um fio de azeite. Descasque e pique o alho e leve ao lume com um fio de azeite até alourar. Junte os espinafres e salteie.
Junte a soja muito bem escorrida e a farinheira e misture bem. Deixe estufar durante cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Entretanto, salteie os cogumelos.
Corte a courgette em fatias longitudinais e coza em lume brando uns minutos com sal.
Regue com as natas de soja, o preparado de espinafres e soja e mexa. Deixe engrossar sobre lume brando, mexendo de vez em quando. Tempere com sal, molho piripiri e orégãos e noz moscada.Num tabuleiro de forno ponha no fundo um fio de azeite e espalhe com papel de cozinha até untar todo o tabuleiro.

Disponha em camadas:
o 3 placas de lasanha bem escorridas, metade do preparado de soja, Courgettes em fatias, 1/3 do bechamel, 1/3 do queijo mozzarella
o 3 placas de lasanha, a outra metade do preparado de soja, cogumelos, 1/3 do bechamel, 1/3 do queijo mozzarella
o 3 placas de lasanha, 1/3 do bechamel e 1/3 do queijo mozzarella
Leve a forno moderado (220º C) para gratinar.



COGUMELOS RECHEADOS

Os cogumelos são tão misteriosos quanto são deliciosos.
Eles são, na realidade, fungos, um tipo especial de organismo vivo que não tem raízes, folhas, flores ou sementes.
Os cogumelos, pelo seu elevado teor de tecido fibroso, são de fácil digestão. Contém um elevado teor de água e cada 100 gramas tem apenas 14 calorias.
Lá em casa ADORAMOS cogumelos...


COGUMELOS RECHEADOS COM ARROZ E COUVE FLOR GRATINADA

Para os cogumelos:

Cogumelos GRANDES frescos, farinheira ou bacon picadinho, fiambre de peru ou frango picadinho, pitada de sal (também dá para aproveitar um restinho de carne já feita – triturar!), queijo fatiado ou fios de mozzarella.

Retirar o pé do cogumelo com uma faca sem o furar. Escavar com uma colher uma parte do interior, mas não muito! Reservar os cogumelos escavados num pirex ou tabuleiro de forno. Numa frigideira pôr um fiozinho pequeno de azeite e com papel absorvente espalhar o azeite por toda a frigideira, ligar o lume no mínimo e pôr lá dentro os pedaços retirados dos cogumelos partidos aos pedacinhos pequenos. Quando começa a largar líquido juntar o fiambre partido ao bocadinhos pequenos e a farinheira ou bacon picadinho. Temperar de sal com orégãos ou outros condimentos a gosto. Misturar tudo e deixar evaporar o líquido.

Encher os cogumelos escavados com o recheio com o apoio de uma colher de chá. Pôr por cima, o queijo fatiado ou os fios sem sair fora dos limites dos cogumelos.

Vai ao forno uns 20 mins a 180º com papel de aluminio por cima.

Ir verificando a meio da cozedura. Quando começam a destilar tira-se o papel de alumínio e deixa-se mais um bocadinho (até pode ser com o forno já desligado) e está pronto.

Para a couve flor:

Couve flor, Molho bechamel, queijo em fios.

Colocar a couve aos pedaços num tacho com agua e sal a ferver e deixar até ficar meio cozinhado. Retirar, escorrer, colocar num pirex de forno e por o molho bechamel por cima da couve. Pôr o queijo em fios por cima e levar ao forno onde estão os cogumelos. (costumo passar os cogumelos para uma grelha mais abaixo e pôr o pirex da couve flor em cima para gratinar. Ir vendo quando o queijo está douradinho e desligar.

APPLE CRUMBLE

Olá!

Vamos começar pela razão deste blog...

Esta receita foi um desafio! O primeiro grande desafio depois do meu primeiro "não, não lhe posso dar a receita porque é de familia!"

Depois de pesquisar na net e compilar umas 4 ou 5 receitas diferentes, eis a razão pela qual adoro cozinhar: Pelo gozo que me dá cada passo e depois de pronto, ouvir o meu moço: "HUM!! ESTÁ FANTÁSTICO! Espero que tenhas apontado esta receita porque se te esqueces nunca mais vais fazer igual!"

Pois bem, apontado e partilhado.... para quê secretismos??

APPLE CRUMBLE

Ingredientes:

Para a maçã:
* 600 g de maçã reineta
* 100 g de açúcar amarelo
* 50 ml de água
* casca de limão
* 1 colher de chá de canela

Para o crumble:
* 75 g de margarina
* 150 g de farinha fina sem fermento
* 75 g de açúcar granulado

Preparação:
Descasque as maçãs, retire o caroço e corte em fatias. Cozinhe com o açúcar, a água, a canela e a casca de limão até ficar macia. Numa forma funda verta, a maçã e o molho. Se gostar, espalhe algumas nozes ou outros frutos secos por cima da maça.

À parte, misture a margarina para o crumble com a farinha até ficar uma massa uniforme. Junte o açúcar e misture bem.

Disponha uniformemente esta mistura sobre a maçã na forma e pressione ligeiramente. Leve ao forno a cerca de 180º durante 30 a 40 minutos até ficar dourado por cima. Sirva morno.

Passos para fazer o crumble:




quinta-feira, 17 de dezembro de 2009


Olá a todos.... ou a um ou dois.... porque nesta altura nem eu sei bem o nome deste meu primeiro blog para mandar para os amigos....

Esta foi a melhor maneira que encontrei de destronar o preconceito: "Ah! E tal! Esta é uma receita de familia... não posso dar a receita..."

Pois eu dou a receita testada e comprovada e ainda acrescento os pormenores que puder para não correr mal!!
Amanhã ou assim um dia destes começo!
Vão-se remediando com as receitas antigas que têm...
Até lá, bon appetit!