domingo, 27 de dezembro de 2009

CANNELLONI PISCIS

A origem do cannelloni vem do termo cano ou canudo. Receita proveniente da Itália há mais de dois mil anos. Nessa época, existia já o laganum, que deu origem à maravilhosa lasanha. O cannelloni foi inspirado na passagem das águas nos aquedutos romanos.

CANNELLONI PISCIS

Ingredientes

1 pacote de canelones milanesa
1 latinha de milho

1 lata de cogumelos
1 latinha de atum
6 filetes pré cozidos em leite
100g
de espinafres picados
10 camarões grandes cozidos e descascado
s
Meio pacote de natas de soja e 2 colheres de sopa de molho de soja
500ml de bechamel
Ore
ãos, Sal, Alho em pó, piripiri Q.B.


Preparação

Num wok colocar o espinafre a descongelar em lume brando. Depois de descongelado, juntar o alho em pó e o orégão. Logo a seguir juntar o atum, milho, os cogumelos cortadinhos e
as gambas também cortadas em pedacinhos. Envolver bem. Desfiar os filetes e juntar no wok. Num copo, à parte, colocar piripiri com o molho de soja e juntar aos poucos as natas de soja até obter um molho acastanhado. Deitar este molho no wok envolvendo bem. Temperar de sal (usei sal fino).
Deitar o molho bechamel numa caçarola e acrescentar meio limão e uma chávena (de café) de leite. Mexer bem em lume brando uns 5 minutinhos. (Estes canelones que não necessitam de pré cozedura, precisam de um molho mais liquido pois quando vão ao f
orno absorvem mais água para ficarem macios) Num pirex de forno, deitar um pouco de molho bechamel e espalhar com uma espátula (para os canelones não colarem ao fundo) Rechear os canelones com uma colher (eu costumo usar uma daquelas colheres de galão pois o cabo é util para empurrar o recheio para o interior do canelone!)

Colocar no pirex em filinha e depois de estarem todos recheados, deitar o molho bechamel por cima tendo o cuidado de cobrir todos os canelones. (nestas fotos recheei uns 20 canelones num tabuleiro de forno, baixo e largo, para não ter de por uns em cima dos outros). Por fim, queijo em fios por cima (não muito por causa do colesterol hehehe...) e colocar uma folha de alumínio por cima. Vai ao forno 45 minutos a 160º. Não esquecer de tirar a folha de alumínio ao fim de 35 minutos para gratinar um pouco.

1 comentário:

  1. 18 valores.
    Esta receita é espectacular.
    Recomendo adicionar um queijo mais forte para contrastar mais com o doce do milho.
    Extraordinária maneira de comer peixe de forma mais original.

    O Moço...

    ResponderEliminar