Trata-se de um alimento rico em proteínas (de origem vegetal), vitaminas e em sais minerais de fácil digestão. Devido à sua composição, a soja tem efeitos terapêuticos como: regularização do ciclo menstrual, alívio dos sintomas da menopausa, diminuição do risco de cancro da mama e da próstata, do risco de enfarte do miocárdio, dos níveis de colesterol e da excreção urinária de cálcio. Mas nunca deve ser consumida crua. É um excelente substituto da carne nesta lasanha deliciosa!
LASANHA DE SOJA
Para 4 pessoas
200 g de granulado de soja
1 Farinheira
1 embalagem de 500ml de Bechamel preparado9 placas de lasanha verde ou normalsal Azeite
2 dentes de alho½ pacote de Espinafres em folha
1 Courgette fatiada fina1 embalagem de cogumelos frescos (ou uma lata de cogumelos) salteados ½ pacote de natas de soja noz moscada, molho piripiri e orégãos200 g de queijo mozzarella em fios
PREPARAÇÃO
Cubra o granulado de soja com a água de cozer a farinheira e deixe hidratar. Coza as placas de lasanha em água abundante temperada com sal e um fio de azeite. Descasque e pique o alho e leve ao lume com um fio de azeite até alourar. Junte os espinafres e salteie.
Junte a soja muito bem escorrida e a farinheira e misture bem. Deixe estufar durante cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Entretanto, salteie os cogumelos.
Corte a courgette em fatias longitudinais e coza em lume brando uns minutos com sal.
Regue com as natas de soja, o preparado de espinafres e soja e mexa. Deixe engrossar sobre lume brando, mexendo de vez em quando. Tempere com sal, molho piripiri e orégãos e noz moscada.Num tabuleiro de forno ponha no fundo um fio de azeite e espalhe com papel de cozinha até untar todo o tabuleiro.
Disponha em camadas:
o 3 placas de lasanha bem escorridas, metade do preparado de soja, Courgettes em fatias, 1/3 do bechamel, 1/3 do queijo mozzarella
o 3 placas de lasanha, a outra metade do preparado de soja, cogumelos, 1/3 do bechamel, 1/3 do queijo mozzarella
o 3 placas de lasanha, 1/3 do bechamel e 1/3 do queijo mozzarella
Leve a forno moderado (220º C) para gratinar.
:) aqui está uma das melhores...!
ResponderEliminarE para quem acha que "Ah e tal, mas isso é comida de passarinho e sabe mal", ficam aqui convidados a ir a casa da autora deste blog (sim, eu não cozinho!) para provar este manjar de passarinho.
Ah, e já agora, podias sempre convidar a provadora oficial (moi) para experimentar estas receitas pouco convencionais antes de as publicar aqui (quando for para tirar fotografias e assim :p ).
R.
Eu confesso que gosto de diversificar e este prato é a variante que não enche, mesmo após a terceira vez que se me sirvo.
ResponderEliminarO Glutão
20 valores.
ResponderEliminarUma receita brilhante. Um verdadeiro regalo para o palato.
O Moço...